Apresentação

XIX Seminário Temático Internacional

A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: história e perspectivas atuais

 Ao completar 20 anos de existência do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática –  GHEMAT, muitas produções acerca da história do ensino de Matemática estão presentes no portfólio do grupo. Conta-se com representantes em vinte estados brasileiros, envolvendo uma articulação de grupos de pesquisa locais presentes em programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas. Merecem destaque, como sistematizações de pesquisas realizadas pelo Grupo nos últimos anos, obras como as organizadas por Costa & Valente (2014); Pinto & Valente (2016); Mendes & Valente (2017); Rios et al. (2017) e Búrigo et al. (2018).  Boa parte desses volumes ateve-se ao ensino de matemática nos primeiros anos escolares, buscando estudar como historicamente foram sendo caraterizadas as matérias de ensino que envolvem saberes elementares matemáticos. Cálculo aritmético, Aritmética, Desenho, Trabalhos Manuais, Geometria Prática são exemplos de rubricas analisadas nessas obras, tendo em vista uma dimensão nacional, dada pela participação dos grupos que compõem o GHEMAT Brasil.

Em tempo recente, o GHEMAT vem se debruçando sobre a temática dos saberes profissionais da docência em uma perspectiva histórico-cultural, mobilizando novos referenciais teórico-metodológicos. Ao que tudo indica, por meio de levantamentos bibliográficos, tais referentes para a pesquisa ainda não foram mobilizados em estudos brasileiros. Como já é característica do Grupo trabalhar com projetos de âmbito coletivo, a proposta de investigação dos saberes profissionais foi submetida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na modalidade projeto temático. O estudo, intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, logrou aprovação e financiamento dessa Fundação

Em virtude da pandemia causada pelo CORONA Virus 19, desde a 18ª edição do Seminário Temático alteramos a modalidade de interação aderindo as tecnologias de comunicação. Para a 19a. edição, o evento ocorrerá na modalidade remota, à distância e permitirá mais um momento de encontro de vários grupos de pesquisas de cursos de pós-graduação, além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática. Teremos lives e discussões teóricas em sessões virtuais por meio de plataformas dedicadas a comunicação nesta modalidade.

A partir desta 19ª edição, as submissões de trabalhos serão administradas por uma plataforma OJS, viabilizando a publicação dos ANAIS de forma reunida em um único endereço virtual. Mais uma novidade em tempos de GHEMAT-Brasil.

O tema privilegiado para este seminário trata-se da pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática.

Anais do Seminário Temático – ISSN 2357-9889

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